quarta-feira, 10 de abril de 2019

Analisando caminhos

09 de abril de 2019
Aula realizada em prol da preparação da visita de campo para o trabalho final.
Acredito que a busca por caminhos para concretizar mudanças a médio e também a longo prazo, afinal nossa pesquisa pode sim ser a mola propulsora para mudanças futuras. Em grupo, realizamos o teste que será feito com a população do conjunto habitacional São José. Com essa ação foi possível perceber a média de tempo que demoramos para realizar as perguntas e, principalmente, discutimos sobre a forma de realizar essa abordagem, tendo a consciência da necessidade de adaptar a nossa fala para sermos bem compreendidos e também para conseguirmos um diálogo mais fluido e capaz de coletar informações importantes para, posteriormente, conseguirmos realizar uma ação válida.
Dois pontos que mais chamaram a minha atenção sobre a nossa tarde foram essa sensibilidade e bom senso de adaptar as perguntas priorizando que os entrevistados sintam-se confortáveis em responder e convidados a colaborar para o bem da coletividade e também a fala  sobre o fato de existir ainda na sociedade uma ideia de colaboração muito limitada ao que julgam que um setor social precisa sem antes dialogar e perceber, juntamente com os mais interessados, quais suas demandas reais.
Fica a noção do quanto é preciso estar atento a forma como o outro enxerga a sua realidade e não somente como eu vejo e percebo o outro.
Eis um dos compromissos sociais da nossa universidade, uma instituição de ensino que tem como pilar contemplar e modificar o seu entorno, modificando e melhorando a realidade do sul da Bahia, compreendendo cada realidade e perspectiva.
No fim de semana nos reuniremos para descobrirmos essa informações e elaborar mecanismos para agregar positivamente na vida daquelas pessoas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Começos e despedidas

29 de abril de 2019 Após realizadas as devidas observações, diálogos, pesquisas e análise da viabilidade de se propor uma intervenção, nós...